Para configurar a extensão em sua loja, você deve configurar conforme abaixo:


Na aba Configurações:


- Situação para consulta: Selecione as situações do pedido em que a análise antifraudes deverá ser habilitada.


- Método de consulta: Selecione "Manual", para que apareça o botão "Consultar na ClearSale" nos detalhes do pedido, de forma que você clique nele para que os dados do pedido sejam enviados para a ClearSale, ou selecione "Automático", para que assim que você visualizar os detalhes do pedido, os dados do pedido sejam enviados automaticamente para a ClearSale.


- Situação: Selecione "Habilitado" para habilitar a extensão, e "Desabilitado" para desabilitar a extensão.


Na aba API:


- Código de integração: Adicione o código de integração enviado por e-mail pela Clear Sale para você, sendo que, se você não recebeu este código, você deve entrar em contato com a ClearSale para fazer o seu cadastro.


- Ambiente de trabalho: Selecione se você está em ambiente de "Homologação" ou "Produção".


No ambiente de homologação, você poderá testar a integração enviando pedidos de sua loja para o antifraude da ClearSale, sem que seja cobrado o valor da consulta, pois neste ambiente a análise não é real, ou seja, os dados da análise são aleatórios e não devem ser utilizados como parâmetro para validar um pedido. Um detalhe importante é que nesse ambiente na seção "Diagnóstico" da análise antifraude, você sempre verá a mensagem "Email Fora Do Padrão Aceitável", pois essa é uma mensagem padrão de teste. E nesse ambiente os serviços "Consulta Cadastral" e "Decisão Garantida" não funcionam. 


No ambiente de produção, você poderá enviar os dados do pedido para o antifraude da ClearSale, e receber uma análise real, pela qual será cobrado o valor da consulta, assim como todos os demais custos com serviços extras como a "Consulta Cadastral" e a "Decisão Garantida" caso você os utilize.


- Formas de pagamento: Selecione no campo "Cartão de crédito" a extensão de pagamento que recebe pagamentos em sua loja por cartão de crédito, assim como nos campos seguintes, você deve selecionar as extensões de pagamento que correspondem as formas de pagamento descritas nos campos, sendo que só é necessário selecionar extensões de pagamento que você deseja utilizar em conjunto com o antifraude da ClearSale.


Na aba Campos:


Selecione os campos onde a extensão vai localizar os dados da conta do cliente e do cartão de crédito.


É muito importante que você indique todos os campos do cliente, pois a quanto mais dados forem enviados, mais precisa será a avaliação do sistema antifraude da ClearSale.


Caso não tenha cadastrado estes campos em sua loja, e deseje saber como cadastrar, o tutorial abaixo irá lhe ajudar:

https://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/personalizando-cadastro-cliente-opencart


Depois de selecionar todos os campos necessários, clique no botão Salvar.


Pronto! Você configurou a extensão.


Agora vamos aprender como utilizar a integração na loja:


Para enviar os dados do pedido para análise antifraude da ClearSale, você deve acessar o menu Vendas→ Pedidos, localizar o pedido que você deseja enviar para análise, clicar no botão Exibir, e clicar no botão "Consultar na ClearSale", que fica abaixo da forma de pagamento, sendo que o resultado da consulta, ou seja, a análise do antifraude será exibida em poucos segundos na mesma tela através de um selo da ClearSale.


Para visualizar os detalhes da análise do pedido pelo antifraude da ClearSale, e o motivo do score recebido no selo, que pode ser "Baixo", "Médio", "Alto" ou "Crítico", clique na logo "Start" que está no selo, assim você será direcionado para o site da ClearSale, no qual deverá logar com seu e-mail e senha. Lembrando que a ClearSale não aprovará ou reprovará o pedido, pois é sua responsabilidade aprovar, reprovar ou solicitar a "Decisão Garantida" (será cobrado um percentual do valor do pedido), sendo que quanto menor o score, ou seja, se for "Baixo", menor será a chance do pedido ser uma fraude, e quanto maior o score como "Alto" ou "Crítico", maior a chance do pedido ser uma fraude.


Uma vez feita a análise do pedido pelo antifraude da ClearSale, você poderá consultar o resultado da análise quantas vezes você desejar, sem que haja uma nova cobrança pela consulta. Mas fique atento, pois se você utilizar os serviços "Consulta Cadastral" e/ou "Decisão Garantida", serão cobrados valores extras além do valor da consulta, valores estes que também serão cobrados uma única vez por análise.


Importante:


Uma vez realizada a consulta no antifraude, mesmo que você corrija eventuais erros de preenchimento no cadastro do cliente e do pedido, esses dados não serão atualizados na ClearSale, por isso é extremamente importante analisar os dados do pedido e realizar eventuais correções antes de enviar os dados do pedido para a análise antifraude, pois em um eventual chargeback, os dados que estão na ClearSale deverão ser exatamente os mesmos dados que constam na Nota Fiscal e no AR (Aviso de Recebimento), lembrando que o ideal é jamais alterar o endereço de entrega do cliente após a finalização e pagamento do pedido, pois isso fará que você perca a proteção contra chargeback.


Se houver uma mensagem de erro na integração, verifique se você preencheu corretamente o campo "Código de integração", se selecionou corretamente o "Ambiente de trabalho", e se selecionou corretamente os campos da conta do cliente.


Se o botão para consultar na ClearSale não apareceu, verifique se você selecionou corretamente as situações para consulta (situações do pedido), assim como se selecionou as formas de pagamento em que a consulta deve ser realizada, e por último, se você selecionou o método de consulta "Automático", experimente mudar para "Manual", pois dependendo de sua loja pode ser que o método automático não funcione.


Se tiver problemas ou dificuldades de fazer a extensão funcionar, entre em contato com nosso suporte que lhe ajudaremos.