Ao instalar/atualizar extensões, temas ou realizar modificações no OpenCart, muitas vezes temos a desagradável experiência de nós depararmos com telas brancas que não exibem erros, ou no lugar da tela branca, as vezes temos as mensagens de erro 500, fazendo com que não consigamos diagnosticar a origem do problema, e dificultando pedir ajuda no fórum ou pelo suporte comercial.


Importante: A tela branca é um comportamento seguro que plataformas como o OpenCart devem ter ao encontrar erros críticos que podem comprometer a segurança da loja exibindo informações do servidor ou até dados para acesso ao banco de dados, ou seja, esse é um comportamento esperado e seguro que seu OpenCart deve ter, já o erro 500 é um comportamento padrão do servidor de hospedagem quando o erro impede a correta exibição da página. 


Vamos lá!


Para exibir os erros, localize o arquivo abaixo:

system/startup.php


Bem no começo do arquivo, você encontrará a linha abaixo:


error_reporting(E_ALL);


E você deve substituir a linha acima, pelas linhas abaixo:


ini_set('display_errors',1);
ini_set('display_startup_erros',1);
error_reporting(E_ALL);


Por último, salve as alterações no arquivo, e acesse a página do seu OpenCart que está com tela branca ou erro 500.

Com isso seu OpenCart deverá exibir as reais mensagens de erro, e você poderá identificar e resolver o problema, ou pelo menos pedir informando a mensagem de erro, o que facilita receber suporte.


Atenção: Após resolver o erro, volte a linha que alteramos para a linha original, pois não é seguro deixar a loja exibindo erros críticos.


Dica rápida: Tenha sempre uma loja de teste preferencialmente que seja uma cópia de sua loja atual funcionando com uma cópia do banco de dados, e que esteja no mesmo servidor de hospedagem. Crie a boa prática de sempre que desejar instalar uma nova extensão ou tema em sua loja, que isso seja feito primeiro na loja de teste, pois assim você evita parar sua loja que já está vendendo por bugs que você não esperava após a instalação de extensões ou modificações. 


Aviso: O erro 500 também pode ser causado por problemas no arquivo .htaccess, neste caso, você deve fazer um backup deste arquivo e deletá-lo de sua loja, para verificar se o erro 500 deixará de ser exibido, lembrando que o arquivo .htaccess só funciona em hospedagens com servidor Apache (a maioria), e ele é responsável por fazer funcionar a URL amigável, e os links de feed do OpenCart, então se ele não for o problema, volte ele para sua loja, caso contrário você terá problemas no funcionamento da loja.