No OpenCart versão 2, o instalador de extensões utiliza o método de envio dos arquivos por FTP, mas nem sempre essa comunicação com o FTP da hospedagem funciona conforme o esperado.


Para que o instalador funcione sem a necessidade de FTP, na administração da loja, vá no menu Configurações→Loja (System→Settings em inglês), clique na aba FTP, e no campo "Ativar FTP" selecione a opção "Não", depois clique no botão Salvar.


Agora você deve instalar uma modificação para que o FTP não seja mais utilizado, para isso clique no link abaixo para fazer o download da modificação necessária (gratuita), e leia todas as instruções de instalação e configuração dela antes de instalar em sua loja:

https://github.com/opencartbrasil/instalador-sem-ftp


Com a modificação instalada tudo deverá funcionar!


Atenção:


Caso você note que após o envio de extensões ou da tradução, os arquivos não aparecem em sua loja, mesmo que nenhuma mensagem de erro seja exibida, isso pode indicar que seus diretórios não tem permissão de escrita, pois todos os diretórios do OpenCart devem ter permissão de escrita, que no caso do Linux é a permissão 755 para diretórios, e a permissão 644 para arquivos, neste caso, dê as permissões* a todos os diretórios e arquivos, e tente enviar as extensões ou tradução novamente, que provavelmente o problema será resolvido.
* Se não souber como conceder as permissões em arquivos e pastas, solicite ajuda para o suporte de sua hospedagem.


Importante:


Hospedagens de baixa qualidade costumam ter limitações que causam os problemas relatados abaixo:

- Há casos em que você consegue enviar extensões pelo Instalador do OpenCart, mas somente arquivos pequenos, menores que 100 kb. Esse problema é causado por limitação no tamanho do upload de sua hospedagem, neste caso, você deve entrar em contato com o suporte de sua hospedagem e solicitar que aumentem para pelo menos 10 MB o tamanho permitido de arquivos por upload, se eles disserem que não é possível, troque de hospedagem.

- Outro problema comum ao enviar os arquivos pelo Instalador do OpenCart é, ser exibida uma mensagem de erro ligada a pasta tmp ou temp. Esse problema é causado pelo fato da hospedagem utilizar uma única pasta temporária para todos os clientes, neste caso, você deve entrar em contato com o suporte de sua hospedagem, e solicitar que eles criem uma pasta temporário exclusiva para sua hospedagem, se eles disserem que não é possível, troque de hospedagem.


Testando o OpenCart em seu computador?


Se você tiver instalado o OpenCart localmente, ou seja, em seu computador, a configuração de FTP não vai funcionar, neste caso, a única solução é utilizar a modificação Instalador sem FTP, segue o link para você fazer o download, mas leia todas as instruções de instalação e configuração antes de instalar e utilizar a modificação:

https://github.com/opencartbrasil/instalador-sem-ftp


Em resumo, se não deu certo configurando o FTP, utilize a modificação Instalador sem FTP, se não deu certo com a modificação e sua hospedagem não lhe ajudou, troque de hospedagem, pois uma loja precisa no mínimo de uma hospedagem decente. ;)